Quem sou eu

Minha foto
Brasília, DF, Brazil

terça-feira, abril 12, 2011

Quinua

Hoje em dia a gente encontra por ai vários cereais que estão na moda: linhaça, quinua, aveia, fibra de maracujá, a própria ração humana que são vários cereais juntos e por aí vai.

A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial.



Pode ser consumido por crianças, grávidas, lactantes, atletas, idosos, adultos e jovens, ou seja, não tem contra indicação. O grão não contém glúten, pode ser consumido até mesmo por aqueles que têm intolerância a essa proteína.

Ela ainda é rica em lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e melhora a memória É bom inclusive para mulheres em menopausa, já que o grão ameniza os sintomas.

Quanta coisa nééé???

Encontrada em diversas versões: grãos, flocos, farinha e até macarrão, a quinua pode ser explorada em várias receitas. No entanto, vale a criatividade para conciliar sabor a um "alimento completo".

Aí vai uma receita pra vocês!!!



Nega maluca com quinua

Ingredientes:
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açucar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xicara (chá) de achocolatado light
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de quinua
1 xícara (chá) de água quente
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
1/2 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de achocolatado light
1 colher (sopa) de margarina

Modo de fazer:
Bata os ovos e o açucar até ficarem cremosos. Acrescente o óleo, o achocolatado e as farinhas e bata bem. Acrescente a água quente aos poucos, e maxa para que fique mole. Por fim, acrescente o fermento e misture. Em fôrma untada e polvilhada com farinha, coloque a massa. Em forno pré-aquecido a 220 graus Celcius, leve para assar por 30 a 40 minutos. 
Para a cobertura, coloque os ingredientes em uma panela, e mexa até engrossar.

Bom apetite!

Rendimento: 30 porções 
147 kcal/porção
Receita elaborada pela Vitalin

2 comentários:

Casar é assim... disse...

Nunca experimentei isso...mas tem aqui onde almoço, vou pegar qlquer dias desses pra ver que gosto tem! rsrs..

Beijos!!!

brenditz disse...

Deve ser gostoso. Aqui em casa comiamos barrinhas de Kinoa. Na verdade o Roberto, há uns tempos atrás, quando fez uma dieta super rigorosa em que não podia gluten. Ele disse que gostava.
Bjus