Quem sou eu

Minha foto
Brasília, DF, Brazil

quinta-feira, julho 28, 2011

Você dorme 8 horas por noite?

A gente sabe que é importante dormir 8 horas por noite, mas com a vida tão corrida do jeito que é, acabamos dormindo menos. Eu mesma tenho dormido 6 horas e meia por noite, na maioria das noites.

Qual a importância de se dormir 8 horas?



Dormir bem é fundamental não somente para a melhorar a execução das tarefas diárias. O descanso é de suma importância para a sua saúde e o seu conforto. O sono é uma necessidade  de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas.

Um dos agravantes que mais atrapalham o sono e tornam difícil ter uma noite tranquila é a rotina agitada que muitas pessoas têm. Grande parte da população não consegue se destrair dos problemas e acaba prejudicando seu sono. A privação de sono, normalmente causada por preocupações, pode se tornar crônica, trazendo consequências irreversíveis para a saúde das pessoas.

Para ajudar o sono a se aproximar, é aconselhavel fazer uma ceia com torrada, geléia, iogurte ou chá, tomar um banho morno e se aquietar na cama, mesmo sem sono. É preciso desligar a TV e ficar em silêncio. Aos poucos, a pessoa se sente totalmente relaxada e o sono chega prazerosamente.

Além disso:

* Evite refrigerantes e cafeína antes de dormir, pois o seu metabolismo ficará acelerado ao ingeri-los e seu sono não será tão reparador.

* Durma sempre em um colchão confortável e de qualidade.

* Não durma de barriga vazia, com fome. E também não coma alimentos pesados antes de dormir.

* Em casos de distúrbios do sono como apnéia, sua qualidade de vida mesmo quando está acordado pode ser muito prejudicada. Procure o quanto antes a orientação de um médico.

* Desligue qualquer aparelho que possa fazer ruídos, ou relógios muito barulhentos. Quanto maior o silêncio, mais reparador o seu sono.

* Durma pelo menos 8 horas por dia. Não exagere dormindo demais pois isso pode causar doenças e caso sinta muito cansaço e necessidade de dormir excessiva, procure uma orientação médica e/ou psicológica.

AH!!! E ainda dizem que dormir essas 8 horas por noite emagrecem nééé!!!! Assim é bom d+!!!

3 comentários:

Ca Souza disse...

Ai Van quem dera eu dormisse 8 horas... que sonho!!!rs

Obrigada pelas dicas lá no blog!
Nesse dia agente precisa mesmo de uma coisa mais relaxante...

Bjus amada.

Gabriela Rodrigues disse...

Adoraria dormir 8h ou mais (bem mais, diga-se de passagem) por noite. Mas só consigo isso no final de semana ( e ultimamente nem isso!!).
Mas eu AMO dormir..umas das melhoras coisas da vidaaaa!!!! rs

Beijos!!!

blogencontrandoideias disse...

Preciso desta quantidade de horas para ficar bem.
Otimo fim de semana...
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/